Buscar
  • guilherme teixeira

O que é uma fossa negra?


Existem vários tipos de fossas, hoje vamos falar um pouco sobre a fossa negra. Esse tipo de fossa é um meio de saneamento bastante primitivo que surgiu com objetivo de evitar os problemas causados pela contaminação do meio ambiente por objetos que antes eram lançados diretamente em rios, lagos ou no próprio solo.

Sua estrutura consiste em um buraco no solo, não necessariamente coberto, onde são levados os dejetos. Como não se trata de estanque, esse conteúdo pode vir a se infiltrar no solo trazendo riscos de contaminação aos lençóis freáticos.

Apesar de ser tão antiga, a fossa negra ainda pode ser encontrada em regiões mais pobres que não contam com redes de esgoto ou ainda em áreas rurais.

Apesar de não haver uma fiscalização eficiente, o uso desse tipo de fossa é proibido em vários lugares do Brasil justamente por conta dos riscos descritos.

Mas quais as alternativas viáveis e corretas à fossa negra?

As opções mais eficientes são as fossas sépticas e as mini estações de tratamento de esgoto.

As fossas sépticas minimizam os problemas das fossas negras porque nela os dejetos não entram em contato direto e as mini estações de tratamento de esgoto devolvem ao ambiente uma água já tratada que pode ser reutilizada.

Precisa de serviços para limpar as fossas? Conte com a gente da ambsul!

0 visualização

Rua beco do soares , 1045 Viamão - RS

Ambsul todos os direitos Reservados - Desenvolvido por: GT digital  Copyright @ 2018

Tel: (51) 4141-3434

  • Facebook Social Icon